Com melhorias na experiência de viagem e na eficiência operacional, Aeroporto de Chapecó registrou crescimento na movimentação de passageiros e aeronaves
O oeste catarinense tem boas notícias quando o assunto é transporte aéreo. Isso porque entre os meses de junho e agosto deste ano, o Aeroporto de Chapecó registrou o atendimento a 166.850 passageiros, um incremento de 15% em relação ao mesmo período no ano passado, quando pouco mais de 144 mil viajantes embarcaram e desembarcaram no empreendimento.
O crescimento também se reflete na quantidade de voos operados no mesmo recorte de tempo. Entre junho e agosto deste ano, a Voe Xap contabilizou 1.222 chegadas e partidas, enquanto em 2023 o registro foi de 1.086 pousos e decolagens, o que representa uma alta de 12,5%.
O período de análise também se destaca quando comparado aos cinco primeiros meses do ano. Enquanto de janeiro a maio a média foi de 48 mil viajantes atendidos mensalmente, entre junho e agosto esse número saltou para 55 mil viajantes por mês, entre embarques e desembarques.
Para Filipe Gomes, gerente do Aeroporto de Chapecó, ainda que o aeroporto não tenha recebido aumento significativo da malha aérea por parte das companhias em 2024, outros fatores podem ter contribuído para a alta na movimentação. “Desde novembro do ano passado, os voos da Azul para Viracopos (SP) passaram a ser operados com aeronaves de maior capacidade. A substituição do Embraer 195-E2 para o modelo A320 Neo possibilitou o aumento de 36 mil assentos de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período no ano passado”, pontua.
“Além do público focado em viagens a negócios, vocação marcante do oeste catarinense, o período de férias escolares também dinamizou as viagens a lazer, aumentando de forma importante as taxas de ocupação das aeronaves. Por fim, podemos citar a suspensão temporária das operações do Aeroporto de Porto Alegre, que fez com que Chapecó desempenhasse papel importante ao continuar oferecendo opções de mobilidade aérea para os moradores do estado vizinho”, finaliza.
Investimentos em eficiência das operações e conforto dos passageiros
O aumento da movimentação de passageiros vem acompanhado de investimentos para promover a melhoria contínua das experiências dos viajantes e também para ampliar a eficiência operacional. Além de oferecer aos usuários um terminal totalmente ampliado e requalificado, a Voe Xap também está investindo cerca de R$ 2,5 milhões para a implantação de duas ilhas de concreto no pátio de aeronaves. O procedimento tem o objetivo de elevar a qualidade do pavimento, que passa de flexível para rígido.
Na prática, a modernização desta superfície reforça a segurança e amplia a capacidade de operações, permitindo a permanência de aeronaves maiores e mais pesadas, sem comprometer a integridade do pavimento.