O Aeroporto de Chapecó, principal opção de transporte aéreo do oeste catarinense, vem se consolidando como um dos mais dinâmicos do interior do sul do Brasil. Prova disso é o crescimento registrado na movimentação de passageiros durante o primeiro semestre deste ano, número 24% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre janeiro e junho, 286.019 passageiros embarcaram e desembarcaram por meio dos voos regulares, enquanto no ano passado o registro foi de 230.148 viajantes. O crescimento se reflete também no número de voos, que teve aumento de 14% no mesmo recorte de tempo. Nos primeiros seis meses de 2023, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso contabilizou 2.338 pousos e decolagens, ao passo que no ano passado foram 2.044 chegadas e partidas.
Para Filipe Gomes, gestor do Aeroporto de Chapecó, a requalificação foi determinante para este resultado. “A demanda pelo transporte aéreo é muito sólida no oeste catarinense, especialmente para o turismo de negócios. A reforma completa do Aeroporto somada às melhorias das condições operacionais contribui de forma importante para aprimorar a experiência dos clientes e, assim, viabilizar o aumento do fluxo, que agora é recebido com muito mais conforto, comodidade e segurança em nosso espaço”, afirma.
De acordo com Marcelo Bisordi, Diretor de Aeroportos da Socicam, os investimentos realizados pela Voe Xap estão sendo fundamentais para impulsionar outras modalidades de turismo. “Com um Aeroporto mais amplo, moderno e eficiente, acreditamos na capacidade de atender não apenas à vocação turística da região, voltada para o business, mas também em estimular cada vez mais as viagens de lazer. A mobilidade direta com a capital paulista facilita consideravelmente a conexão com inúmeros destinos turísticos nacionais e até mesmo internacionais”, destaca.
Compreendendo a necessidade de aprimorar a eficiência operacional do Aeroporto de Chapecó, a Voe Xap está em processo de homologação do PAPI para a cabeceira 29 da pista de pouso e decolagem junto ao órgão competente, o CINDACTA II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo).
O PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator), equipamento já utilizado na extremidade 11 da pista, atua como um auxílio visual de precisão que emite feixes de luz capazes de orientar o piloto a adquirir e a manter a aproximação correta da pista até o pouso.
Desde janeiro deste ano, o Aeroporto de Chapecó também conta com autorização para operar pousos por instrumentos na cabeceira 29, procedimento feito até então apenas por orientação visual. O sistema, que já era utilizado na cabeceira 11, permite que os pousos aconteçam de forma muito mais segura em casos de chuva e neblina.
Assim, se no momento da aproximação, o piloto avaliar que a condição em uma das cabeceiras não está satisfatória, ele poderá tentar o pouso do outro lado da pista, o que amplia consideravelmente a possibilidade de êxito e contribui para a diminuição das taxas de cancelamento de voos em até 50%.
Outra novidade, que passa por homologação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), é o aumento das posições para estacionamento de aeronaves no pátio. A infraestrutura, antes preparada para acomodar duas aeronaves ao mesmo tempo, estará apta a receber quatro aeronaves da aviação regular simultaneamente.
O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso é um dos mais movimentados do interior do sul do Brasil e atendeu, em 2022, meio milhão de passageiros. Com investimentos superiores a R$40 milhões, a concessionária Voe Xap finalizou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto, triplicando a capacidade de atendimento dos atuais 500 mil para 1,5 milhão de passageiros/ano.
A pista do Aeroporto de Chapecó, considerada uma das melhores do país pela localização e ausência de obstáculos na aproximação e decolagem possui 2.063 metros de extensão.
Líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, a Socicam é especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais rodoviários, aeroportuários, portuários e urbanos, sempre com foco no bem-estar do cidadão. Com 51 anos de trajetória, é responsável pela gestão de 120 empreendimentos em todas as regiões do país, sendo 26 aeroportos. Por mês, são mais de 130 milhões de pessoas atendidas em todos os modais de transporte, com mais de 5 milhões de partidas de ônibus, aviões e embarcações.