O Aeroporto de Chapecó realizou nesta quarta-feira (29) simulação de acidente aeronáutico envolvendo cerca de 22 vítimas no pátio do aeroporto. O cenário foi montado simulando a explosão do motor de uma aeronave durante o procedimento de pouso.
O exercício integra a programação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), por meio do qual membros da comunidade aeroportuária estão sendo capacitados a prestar atendimento pré-hospitalar e auxiliar nas atividades de resposta à emergência junto à equipe de Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC) do Aeroporto de Chapecó.
Também foram acionadas, em tempo real, as ambulâncias do SAMU, da Unimed e de outras instituições de saúde para o resgate às vítimas que necessitaram de atendimento hospitalar. Além disso, a ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, do Hospital Regional do Oeste, de alunos do curso Técnico em Enfermagem do SENAC, da Defesa Civil e do SAER-SARA (Serviço AeroPolicial de Fronteira e Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico).
De acordo com o Gerente Regional de SCI, Rafael Fernandes, responsável por coordenar o CVE, o apoio dos voluntários é fundamental para o atendimento à ocorrência. “Os treinamentos e simulações garantem a padronização de procedimentos durante o socorro e nos possibilitam identificar oportunidades de melhoria. Outro ponto positivo é o número satisfatório de voluntários inscritos”.
O Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica, está pautado no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 153 como exigência por parte da ANAC e contempla aeródromos como o de Chapecó, avaliado na Classe II. A Concessionária Voe Xap destaca a importância de se capacitar voluntários para o primeiro atendimento em situações de emergência como forma de intensificar ainda mais a segurança das operações realizadas no Aeroporto.