A entrega de um Aeroporto totalmente requalificado contou com trabalho de excelência nos bastidores, garantindo que nenhum acidente de trabalho fosse registrado no período de obras
A conclusão das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Chapecó era muito aguardada pela região e o sucesso das intervenções vão muito além da nova estrutura física. Para que esta etapa fosse concluída com êxito, profissionais de outros segmentos atuaram para tornar possível não só a entrega de um Aeroporto totalmente requalificado, mas também para garantir a integridade dos trabalhadores e usuários que passavam diariamente pelo empreendimento.
Neste contexto, levantamento do setor de Segurança e Saúde do Trabalho da Socicam revela 100% de aproveitamento das ações empreendidas durante o período das obras, o que significa que nenhum tipo de acidente de trabalho foi registrado ao longo da reforma.
De acordo com Fabiano Aguirre, Coordenador Técnico de Segurança do Trabalho da Socicam, as ações foram planejadas considerando as particularidades do local. “Analisamos previamente as atividades que seriam executadas a fim de propor medidas para reduzir os riscos iminentes. Além da proposição do Procedimento da Atividade de Risco como principal ferramenta de acompanhamento da obra, consideramos variáveis como legislação local, turismo, quantidade de passageiros, quantidade de voos diários, infraestrutura, entre outros.”, afirma.
Dentre as ações desenvolvidas, Aguirre destaca a realização de treinamentos, Diálogos Diários de Segurança (DDS), reuniões de alinhamento com a gestão do aeroporto e empresa terceira, além da elaboração de relatórios de vistoria. Outro ponto de destaque neste processo foi a participação ativa dos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na fiscalização das atividades, que também foram pautadas na utilização de equipamentos para a proteção individual e coletiva tais como andaimes, escadas, plataforma elevatória, cintos, óculos e capacetes de segurança, protetores auriculares, luvas, entre outros.
SEGURANÇA DO TRABALHO PARA ALÉM DO CANTEIRO DE OBRAS
Mais do que zelar pela integridade física dos colaboradores orgânicos, contratados e clientes, o Setor de Segurança e Saúde do Trabalho atuou de forma essencial para garantir a conformidade das exigências legais por todo o período da obra, acompanhando, ainda, a renovação das documentações apresentadas pela empresa terceira.
Na prática, outras medidas também foram adotadas para garantir a segurança das equipes e clientes do Aeroporto de Chapecó. “Como as operações aéreas ocorreram de forma simultânea, pontuamos todas as áreas com necessidade de isolamento, contamos com o apoio de equipes para orientação aos passageiros, remanejamos postos de trabalho de maneira que continuassem cumprindo todas as exigências previstas nas Normas Regulamentadores, além de buscar a minimização dos impactos nas rotinas de trabalho”, acrescenta Aguirre.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho, o Brasil computou 55,6 mil comunicações de acidentes e óbitos provenientes de acidentes de trabalho em 2022, o que representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Deste total, 10 mil são relacionados à construção, o que não ocorreu no Aeroporto de Chapecó.
Fabiano Aguirre considera a atuação conjunta como pilar fundamental. “Segurança do Trabalho não se faz sozinho. Por isso, agradeço e parabenizo a minha equipe, a de Chapecó e da Construtora RS & JPL. Estabelecemos um bom relacionamento e isso foi um facilitador para conduzir o projeto e ter um grande resultado. Agradeço de forma especial ao Filipe Gomes, gestor do Aeroporto, pela confiança depositada”, conclui.
Para Filipe Gomes, a sucessão de resultados positivos alcançados em Chapecó em 2023 traduz o comprometimento da Voe Xap com o oeste catarinense. “Sabemos o quanto a conclusão deste grandioso projeto era aguardada por nossos clientes. É uma satisfação enorme mostrar que muitas ações, de certa forma invisíveis, estavam sendo desenvolvidas nos bastidores para garantir a excelência do trabalho ao qual nos propusemos. Temos orgulho de entregar não só um novo Aeroporto, mas de anunciar o sucesso da segurança de todos os que atuaram direta e indiretamente neste processo”, conclui.
O AEROPORTO DE CHAPECÓ
Com investimentos superiores a R$ 40 milhões, a concessionária Voe Xap, empresa do Grupo Socicam, finalizou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, que é um dos mais movimentados no interior do sul do Brasil. Isso possibilitou triplicar a capacidade de atendimento dos atuais 500 mil para 1,5 milhão de passageiros/ano.
Com funcionamento de 24 horas por dia, o Aeroporto de Chapecó atende operações regulares da AZUL para Viracopos, Florianópolis, Navegantes, Porto Alegre e Cuiabá; da GOL e da LATAM para Guarulhos.
SOBRE A SOCICAM
Líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, a Socicam é especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais rodoviários, aeroportuários, portuários e urbanos, sempre com foco no bem-estar do cidadão. Com 51 anos de trajetória, é responsável pela gestão de 120 empreendimentos em todas as regiões do país, sendo 26 aeroportos. Por mês, são mais de 130 milhões de pessoas atendidas em todos os modais de transporte, com mais de 5 milhões de partidas de ônibus, aviões e embarcações.