Compreendendo a importância da melhoria contínua da segurança das operações, o Aeroporto de Chapecó realizou Exercícios Simulados de Remoção de Vítimas e PAFAVIDA (Plano de Assistência às Vítimas de Acidente Aeronáutico e Apoio a seus Familiares). Para isso, um cenário muito semelhante ao de um acidente real foi estruturado, incluindo incêndio na asa esquerda de uma aeronave.
A simulação, que envolveu 13 vítimas e 15 familiares protagonizados por voluntários, foi conduzida pelos Bombeiros do Aeródromo e teve o objetivo de padronizar procedimentos que garantam a eficiência do atendimento em casos de emergência aeronáutica. De acordo com legislação competente, em casos de acidentes como esse, a administração aeroportuária deve viabilizar centros de atenção a passageiros, familiares, tripulantes e imprensa até que a companhia aérea assuma o atendimento.
Bruno Campos, Gestor da Seção Contraincêndio, destaca a importância dos exercícios: “Os simulados garantem a interação adequada entre a gestão aeroportuária e as companhias aéreas em relação à assistência aos sobreviventes e demais envolvidos na ocorrência. Durante a simulação, os Bombeiros atuaram com a remoção de vítimas até uma unidade de saúde, assistência aos familiares, além da aferição do tempo-resposta das ambulâncias até o aeroporto e do aeroporto até o hospital”, pontua.
Para assegurar o adequado alinhamento das ações, o simulado também contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militares, da Unimed e das companhias aéreas Azul e GOL. Ainda de acordo com Bruno, a preparação para o exercício aconteceu ao longo dos últimos seis meses.
Filipe Gomes, Gerente do Aeroporto de Chapecó, reafirma o compromisso da Voe Xap com a segurança das operações. “A aplicação do exercício simulado exerce papel importante ao inserir todos os personagens em um cenário próximo ao de uma emergência real. Isso é fundamental para verificar se o tempo necessário para atendimento está satisfatório e identificar pontos de melhoria, tanto de nossos Bombeiros, como das companhias aéreas e das unidades de resgate. Além de viabilizar serviços de excelência no Aeroporto, a Voe Xap possui grande compromisso com a melhoria contínua destes procedimentos e da qualificação das equipes”, afirma.
Sobre a Socicam
O Aeroporto de Chapecó é gerido pela Voe Xap, empresa do Grupo Socicam. Líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, a Socicam é especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais rodoviários, aeroportuários, portuários e urbanos, sempre com foco no bem-estar do cidadão. Com 51 anos de trajetória, é responsável pela gestão de 120 empreendimentos em todas as regiões do país, sendo 26 aeroportos. Por mês, são mais de 130 milhões de pessoas atendidas em todos os modais de transporte, com mais de 5 milhões de partidas de ônibus, aviões e embarcações.