Os Bombeiros de Aeródromo que atuam no Aeroporto de Chapecó concluíram, no último mês, dois dos quatro módulos exigidos por ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): Ferramentas de Suporte e PCINC – Derramamento de Combustível.
A realização dos treinamentos se dá por meio de exercícios simulados que propõem situações de emergência semelhantes às de uma ocorrência real. Desta forma, as equipes de Bombeiros têm a oportunidade de aperfeiçoar procedimentos e promover a diminuição do tempo-resposta aos diferentes tipos de atendimento.
Os exercícios simulados são compostos de fases como: briefing, comunicação, equipagem, deslocamento, chegada ao local da emergência, operação, retirada de vítimas, conferência de equipamentos e materiais e feedback final.
De acordo com o gerente Regional de SCI, Rafael Fernandes Leite, durante a realização dos treinamentos, está sendo possível identificar melhoria significativa em todas as fases do atendimento. “Isso se dá aos treinamentos diários, nos quais é possível conhecer o dever de cada componente na operação, realizar visitas técnicas às instalações do Aeroporto e promover bom preparo físico dos profissionais”.
Rafael Fernandes também destaca a importância de promover cenários que se aproximem da realidade: “desta forma, analisamos toda nossa conduta em caso de uma emergência, identificando pontos positivos e pontos de melhoria. Pequenos detalhes fazem toda a diferença para o sucesso da missão”, explica.